terça-feira, 21 de abril de 2009

Prioridade e necessidade

Primeiramente deixe eu me desculpar pelo tempo excessivo sem postagem, eu simplesmente me esqueci mediante a diversos motivos que não cabe aqui comentar, mas por reclamação de um amigo eu retomei as atividades "blogisticas".

Mas vamos ao que interessa.

Muitas pessoas podem acabar vendo essas palavras como sinônimos, mas muitas vezes não é o caso.

Prioridade, são metas pessoais, algo na qual coloca-se em primeiro plano tentando atingir um objetivo (vou passar no vestibular, concurso, de ano, vou conquistar aquela pessoa, etc), tende-se a fazer um plano ou projeto para atingi-lo. Claro que isso pode não ocorrer, pessoas mais impulsivas tendem a mudar de prioridades rapidamente, apenas fazendo aquilo que realmente desejam naquele momento, mas isso não é o tópico que quero abordar.

Necessidade, eu vejo como algo que deve ser feito a despeito da vontade da criatura, pode ser usado como "ferramenta" para atingir o objetivo como, por exemplo "para passar de ano é necessário estudar", então temos que a prioridade é passar de ano, e a ferramenta para isso é o estudo que desta forma torna-se uma necessidade (foi um exemplo hipotético, varias não se precisa estudar :P). Algumas vezes é oriundo de um caso fortuito, algo simplesmente inesperado que muda a realidade ao nosso redor e nos faz mesmo que temporariamente abandonar as prioridades atuais, e pode-se ver claramente quando ocorre um problema de saúde em algum familiar.

Mas qual é a importância disso? Eu estou apenas fazendo vocês perderem o tempo precioso de vocês com isso?

Na verdade eu gostaria de fazer uma ponte com outro texto anterior que se chama "gerenciamento do tempo" escrito por mim neste mesmo Bat-blog.

Isso me remete a paz de espírito (agora vocês acham que eu enlouqueci de vez), vejo muitas vezes nos outro, assim como em mim, que quando acumulamos tarefas temos a tendência de confundir as coisas (necessidades e prioridades) e perder a tranqüilidade.

É apenas um conselho a pessoas, que assim como eu, não são boas em fazer 347568965154 tarefas simultâneas (eu me atrapalho se tenho 2 ^^), separem quando for preciso o que é necessidade, do que é prioritário (essa frase ficou horrível eu sei), o que quero dizer é que quando ocorrer alguma situação inesperada e inadiável, não tenha medo de temporariamente mudar à prioridade para fazer o que necessário.

Vou dar um exemplo pessoal, atualmente como bacharel em direito, minha prioridade é achar meu lugar a sombra (o sol nasce para todos, a sombra apenas para alguns ^^), ou seja me atirar em concursos (nem que seja para pastor), isso somando com exame da ordem. Mas por motivos financeiros me vi obrigado a trabalhar, isso certamente vai atrapalhar meu desempenho nos concursos, mas atualmente é uma necessidade.

Muito perdi o sono por isso, mas tive que aceitar, agora eu estou trabalhando e tentando conciliar com os estudos, como ainda estou numa fase de aprendizado, gasto mais energia do que deveria, mas não ta morto quem peleia, e assim que possível vou ir além de conciliar, vou tirar de letra o absorver o que tem de melhor da experiência.

Com isso vem meu desejo de passar isso para vocês, não se assustem com alguma coisa atrapalhando seus objetivos, mantenha a calma e busque fazer o que é necessário, e conforme a situação se mostrar busque retomar suas prioridades.

Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário: